Seja bem vindo
Uruaçu, Goiás, Brasil,16/09/2024

  • A +
  • A -

Fila para transplantes de córnea no país quase triplica em uma década

O CBO destaca que a pandemia de covid-19 teve um impacto significativo na suspensão de procedimentos eletivos, contribuindo para o aumento expressivo na fila de transplantes.


Fila para transplantes de córnea no país quase triplica em uma década


O número de pacientes na fila de espera para transplante de córnea no Brasil quase triplicou em dez anos, passando de 10.734 em 2014 para 28.937 em junho de 2024, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A pandemia de COVID-19 teve impacto significativo, aumentando drasticamente a lista de espera, especialmente em 2020, quando os procedimentos eletivos foram interrompidos. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram o ranking, somando juntos 12,5 mil pacientes à espera.
O CBO alerta para a necessidade de dobrar a capacidade de transplantes para zerar a fila, que atualmente tem uma média de espera de 194 dias, mas pode chegar a até 16 anos em alguns casos. A entidade sugere melhorar a conscientização sobre a doação de córneas e expandir a infraestrutura dos bancos de olhos no Brasil.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha